sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Intelecto capitalizado

Busca da superioridade contemporânea,
Presos em suas cadeiras do conhecimento,
Quadros que despejam respostas semi-prontas.

Pensamentos dispensados,
Real condição humana dissipado.

Consumidores do erudito,
Identidade auto-colante no peito,
Rótulos representativos.

Estampas vendidas no varejo,
O importante não é ser,
Incorporem novos contos de fada em destaque na prateleira.

Fronteira da atuação ultrapassada,
Trincheiras agora engarrafadas,
Cheias dos que se negaram a permancer no palco.

Focados no destaque,
O diferênciado se torna reverênciado,
Todos querem atenção com pouco ou quase nada a dizer.

Consumo cultural massivo,
Olhares com ares de superioridade,
Tornar-se culto foi capitalizado.

Linha de montagem aberta,
Falsas ideologias fabricadas,
Acabamento final dado pelo certificado.

Mais um rótulo auto-colante no peito,
Falsos penduricalhos do abra-te césamo,
Andem cautelosamente para que não caiam,
Nova fórmula usada, agora não desgruda e não molha.

Aprovados para viverem a mais nova concepção,
Ações de marketing atuantes na vida privada,
Por todo canto vidas institucionalizadas.

Repitam o decorado como papagaios treinados,
Iludidos a pensarem que são novos pensadores,
São apenas a bola da vez do banco de atores.

Voem pelas árvores e dissipem seu canto conturbado que lhe foi ensinado,
Árvores lotadas por aves que agora gorjeiam atropeladamente,
Largada dada, ganha quem tem mais fôlego e persistência,
Idéias boas afogadas, abandonadas pelos que não buscam o estrelato.

Fui pego pela mesma amardilha?
Agora me sinto O superior!
Me diferênciei da massa com os meus pensamentos.

Vou me dirigir em breve a mais próxima livraria,
Comprarei o livro que ninguém entendeu,
Assim demonstrarei meu intelecto e capitalizarei o mais novo mercado.

Wagner Marcelo "W3M"

Nenhum comentário: